Faça as Pazes com a Balança!

Depois da série de posts gordofóbicos nas redes sociais durante o Natal, às vésperas da primeira segunda-feira do ano, começaram a pipocar na timeline memes sobre o medo de se pesar. Um deles dizia assim: “você aí tão feliz… já se pesou?”. Se eu tiver que responder sobre mim, não… não me pesei e nem me importei com isso! Comi tudo o que eu quis na ceia de Natal e estava uma delícia! No ano-novo também comi super bem: um bacalhau espetacular com um vinho branco dos deuses. Sobre a balança… apesar de não ter chegado perto dela, sei exatamente o que ela me diria: Tatiana, você continua gorda, poderosa, linda e maravilhosa!

maravilhosa1

É, eu fiz as pazes com a balança há um tempo. Entendo que nem todas as mulheres – sim, vou falar de mulheres porque sabemos que 99% dessas mensagens são para nós, nem adianta disfarçar! – tenham se empoderado, então faço questão de ajudar. Miga, entendo que você morra de medo de engordar. Fomos criadas num mundo que nos ensina o tempo todo a odiar os nossos corpos, um mundo que nos impõe um padrão de beleza completamente irreal. Entendo mesmo! E já fui como você. Já fui inclusive magra e mesmo assim eu só via defeitos no meu corpo. E é por isso que eu digo: a balança não precisa ser sua inimiga, você pode ser linda de qualquer jeito!

linda

Tá. Aí você me diz: Tati, não sou obrigada a ser gorda. E eu digo pra você: claro que não! Se você quer emagrecer, se você deseja realmente se manter magra, vai fundo! Se alimente bem, faça exercícios, coma batata doce com frango a semana inteira, o que você achar melhor. Mas não brigue com a balança! Ela não é a sua inimiga! Vou te dizer que esse tal de cálculo de IMC é caído e não diz nada sobre sua saúde, tá? Estou com obesidade grau I por esse cálculo e minhas taxas estão perfeitas. Mas aí você me diz que quer ser magra por estética mesmo, porque gosta e eu te digo: vai fundo, amiga! Mas não precisa ficar de paranóia, né? E nem postando esses memes que oprimem a sua amiga gorda, que talvez também queira ser magra como você, mas por qualquer motivo que desconhecemos (e não temos nada a ver com isso) não consegue. Vamos quebrar essa cultura da magreza, do padrão, do medo da balança! Talvez você tenha sim engordado 300 gramas… GET OVER IT!

getoverit

A minha proposta é: AME O SEU CORPO. Não vou brigar com você, não vou fazer a gorda militante raivosa, apesar de eu entender a raiva das pessoas que são oprimidas na sociedade. Mas eu tô tentando aqui ser zen. Bebendo vinho ou meditando, estou me amando. E queria muito que você se amasse também. Vamos ser realistas… já participei das reuniões dos Vigilantes do Peso e tinha o hábito de me pesar toda semana. Vamos combinar que 15 dias chutando o balde geral não faz a gente engordar mais do que 3 quilos. Nunca aconteceu comigo, tenho certeza de que não aconteceu com você também. Então relaxa, miga! Seja feliz! Gorda ou magra. Agora me abraça. E deixa essa neura pra lá. Amo você! Faça o favor de se amar também.

amovc